É bastante provável que você já tenha ouvido falar que a primeira recarga iPhone é muito importante. Antigamente, os aparelhos precisavam ficar por um longo tempo carregando até que pudessem ser usados, mas será que hoje em dia ainda é assim?
Esse é um assunto que ainda é repleto de mitos na cabeça da maioria das pessoas. Você quer tirar todas as dúvidas sobre a primeira recarga iPhone e entender se ela é realmente tudo isso que se diz ser? Então continue lendo!
Antigamente, a maior parte das baterias era composta por Níquel-Cádmio (NiCd). Porém, já faz um bom tempo que elas deixaram de ser utilizadas, principalmente por dois motivos: o perigo que elas representavam à saúde e o chamado “efeito memória”, que possibilitava que elas ficassem viciadas.
Depois delas, vieram as baterias de Niquel-Metal-Hidreto (NiMH), que foram uma melhora nas antigas baterias de NiCd, por não serem tão perigosas à saúde e não sofrerem tanto como efeito memória, embora ele ainda pudesse acontecer.
Para mudar essa história, vieram as bateria de Íons de Lítio (Li-ion), que ocupam o posto de baterias mais utilizadas nos dispositivos eletrônicos de hoje em dia, entre eles o iPhone.
Além das baterias de Li-ion não representarem nenhum perigo à saúde, elas são completamente imunes do efeito memória, diferente dos dois tipos mais comuns que a antecederam. Logo, isso deixa bem claro que a bateria do iPhone não fica viciada.
A explicação que foi dada acima teve o intuito de mostrar que a bateria do iPhone não vicia, já que é composta de Íons de Lítio. Por isso, não é preciso que a primeira recarga iPhone dure 8, 12 ou 24 horas, como era um costume dos celulares de antigamente.
Assim que você tira seu dispositivo da caixa, ele já vem com um pouco de bateria, o que é ótimo, já que você vai querer ver tudo aquilo que ele é capaz de fazer. Então, você já pode utilizá-lo de imediato, sem nenhum problema!
Quanto ao momento ideal de fazer a recarga iPhone, depende do que você vai fazer com ele depois. Caso você tenha algum compromisso e saiba que vá precisar do aparelho, o melhor é coloca-lo na tomada o quanto antes para ter uma carga mais duradoura.
Porém, se você não tiver que sair imediatamente, não tem porque fazer a primeira recarga iPhone com pressa. Você pode usar o aparelho tranquilamente e coloca-lo na tomada só quando ela estiver acabando. Fique tranquilo, pois isso não vai prejudicar a saúde da bateria.
Resumindo: a primeira recarga iPhone não precisa ser demorada. Só carregue até você achar que já é suficiente.
Agora que você já aprendeu o suficiente sobre a primeira recarga iPhone, é hora de saber se os outros mitos que existem sobre a bateria são ou não verdadeiros.
De acordo com a página de revisão e reciclagem de baterias, do próprio site da Apple, a bateria do dispositivo é desenvolvida para que ela seja capaz de manter até 80% de sua capacidade original de carga até o número de 500 ciclos.
Um ciclo da bateria nada mais é do que sua descarga e posterior recarga, não necessariamente completa. Então, basicamente, é o ato de usar certa porcentagem da bateria, carrega-la e depois usar o aparelho até que ele alcance o mesmo nível de carga da recarga anterior.
Portanto, a cada recarga iPhone (e de qualquer outro aparelho), é contado um ciclo da bateria. Depois de muitos ciclos, é normal que a bateria perca uma parte de sua capacidade original.
Se você notar alguma queda de desempenho, o melhor a se fazer é trocar bateria iPhone, sempre com o auxílio de uma empresa especializada, para que o aparelho não seja danificado.
Essa é outra dúvida muito comum. Felizmente, a resposta é: sim, você pode deixar seu celular carregando durante a noite.
O iPhone conta com um sistema interno que garante que ele seja carregado com máxima agilidade, porém sem colocar seu funcionamento ou segurança em risco.
Assim que a carga atinge 100%, a bateria para de ser carregada e o aparelho passa a utilizar a energia da própria rede elétrica. Além de isso evitar problemas no aparelho, fica claro que não tem nenhum problema em deixa-lo carregando durante a noite.
Agora, sabendo de tudo isso, você poderá ficar mais despreocupado quanto à primeira recarga iPhone e também à bateria do aparelho. Porém, não se esqueça: sempre que precisar de algum serviço para seu aparelho, conte com uma empresa confiável, como a Assistência Técnica iPhone da Celsite.