Se seu iPhone caiu na água e não liga mais, saiba que você não é a primeira pessoa que passou por isso e também não será a última. Afinal, como os celulares sempre acompanham seus donos onde quer que eles forem, as chances de que o aparelho se molhe são muito grandes.
É óbvio que você ficará um tanto quanto nervoso e preocupado, afinal esse é um aparelho caro, além das muitas informações e dados pessoais que estão contidos nele. Porém, caso seu iPhone caiu na água e não liga mais, tente manter a calma.
Existem alguns passos que podem ser feitos em casa para tentar recuperar o celular. Siga o tutorial abaixo e veja se ele pode fazer seu aparelho voltar à vida!
O contato com a água pode se dar através de várias formas, como em piscinas, no mar, na pia ou na privada, por exemplo. Nem sempre é preciso que o aparelho fique submerso para parar de funcionar adequadamente, portanto deixar que ele tome chuva ou que um copo de suco caia sobre ele também pode ser prejudicial.
Independentemente de qual tenha sido o motivo do contato com líquidos, retire-o desse meio imediatamente.
Logo que fizer isso, seu instinto pode ser o de testar suas funções ou de secá-lo com uma toalha, mas a primeira coisa a ser feita quando o iPhone caiu na água é desligar o aparelho.
Por mais que você fique ansioso em saber se ele está ou não funcionando, é essencial desligar o aparelho. Como ele já entrou em contato com líquidos, mantê-lo ligado pode ocasionar um curto-circuito, o que é um problema muito maior e que pode realmente estragar o aparelho por completo. Sendo assim, desligue-o com urgência.
Ao pressionar o botão Power para desligá-lo, a tela do aparelho exibirá uma tela para que você arraste o dedo e confirme o desligamento, mas pode ser que o touchscreen não funcione bem devido ao contato com líquidos.
Mais uma vez: tente não se desesperar. Ele ainda pode ser desligado mesmo assim, basta que você pressione os botões Power e Home por alguns segundos, até a tela apagar. Pronto, o celular está desligado.
Agora que a ação mais emergencial já foi feita depois que o iPhone caiu na água, você terá mais tempo para tentar resolver o problema. O próximo passo, então, é tentar tirar toda a água (ou qualquer outro líquido) do aparelho, tanto de dentro quanto de fora.
A parte externa é mais fácil: você pode chacoalhar o aparelho para eliminar o excesso de água e depois utilizar uma toalha de papel ou uma toalha comum. Depois disso, é preciso tentar eliminar os líquidos da parte interna.
Seu impulso pode ser o de utilizar um secador de cabelos ou alguma outra fonte de calor, como um forno ou um microondas, por exemplo. Não utilize nenhuma dessas técnicas!
É óbvio que as duas últimas que foram citadas são um tanto quanto drásticas e até mesmo ridículas, mas o secador de cabelos pode realmente ser uma opção que você considerará. Porém, em casos que o iPhone caiu na água e não liga mais, é essencial mantê-lo longe de qualquer fonte de calor que seja, inclusive o secador.
Altas temperaturas são tão prejudiciais para o aparelho que ele até mesmo exibe uma tela de aviso nesses casos. Sempre que essa tela aparecer, o aparelho deve ser afastado de qualquer que seja a fonte de calor a que ele esteja submetido, seja o secador de cabelos ou a saída de ar do notebook, por exemplo.
Por isso, depois de ter chacoalhado o aparelho e secado sua parte externa, remova qualquer tipo de acessório que você esteja utilizando, como fone de ouvido, capinha ou protetor de entrada USB ou P2. Também não se esqueça de retirar o chip. Basicamente, tudo que possa dificultar a saída do líquido do aparelho deve ser removido.
Feito isso, depois que o iPhone caiu na água e você já fez tudo o que parece ser possível para secá-lo, existe uma técnica bem difundida, que é a de utilizar arroz para absorver sua umidade.
Embora não seja algo cientificamente comprovado, o arroz é um cereal que pode absorver a umidade de seu aparelho. Fazer isso é bem simples:
Um produto ainda mais eficiente que o arroz é a silica, que geralmente vem em saquinhos junto a produtos como tênis e celulares, por exemplo. A função da silica é exatamente a de absorver umidade, logo, se você tiver em quantidade suficiente em sua casa, os resultados podem ser ainda melhores.
Depois de todos esses procedimentos, tente utilizar todas as funções de seu celular, como câmera, ligações, touchscreen, durabilidade da bateria, sensor de impressão digital e outros. Se tudo estiver em perfeito estado, então provavelmente seu problema foi solucionado.
Caso você tenha notado alguma diferença no funcionamento ou queira realmente se certificar de que o fato de que o iPhone caiu na água tenha sido totalmente superado, o ideal é procurar por uma assistência técnica que possa lhe ajudar.
A assistência técnica iPhone da Celsite é uma empresa com mais de 16 anos de experiência e que pode te ajudar com a desoxidação do iPhone. O serviço é feito com total qualidade e você só paga se o aparelho voltar a funcionar perfeitamente. Se seu iPhone caiu na água e não liga mais, deixe que a Celsite resolva seu problema!