Em alguns casos o iPhone pode parar de responder aos comandos feitos pelo usuário, o que é algo que assusta a primeira vista e pode fazer parecer que o celular está quebrado ou com algum defeito. Muitas pessoas ficam desesperadas e perguntam o que fazer quando meu iPhone apagou, em busca de saber se é algo mais sério ou se o problema pode ser facilmente consertado.
Caso tenha sido constatado que o iPhone parou de funcionar, não há muito o que temer, já que a esmagadora maioria dos casos pode ser solucionada de forma muito simples. Menos de 5% dos casos onde o celular para de funcionar realmente são casos mais sérios, o que já deixa seus donos mais despreocupados.
Meu iPhone Apagou, O Que Aconteceu?
Na maioria dos casos, o iPhone não funciona simplesmente porque está travado, o que é comum de acontecer em todo tipo de aparelho eletrônico, como celulares, computadores, tablets, televisores e outros. Por mais que o iOS seja um sistema operacional bem estável e fluido, travamentos inesperados podem acontecer e fazer com que o aparelho pare de funcionar.
90% dos casos onde o iPhone para de funcionar podem ser solucionados com muita facilidade. É possível que seja algo mais sério, mas a probabilidade de que isso aconteça é bem pequena. Por isso, quem pergunta “meu iPhone apagou, devo ficar desesperado?” felizmente não deve se preocupar tanto assim.
Reinicialização Forçada ou Hard Reset do iPhone
- Se o iPhone parou de funcionar devido ao travamento em algum aplicativo, se o aparelho está com uma tela preta ou não liga, basta forçar sua reinicialização, o que é chamado de “Hard Reset”. Para isso, é preciso segurar as teclas Home e Power, juntas, por um período de 15 a 20 segundos;
- Caso não tenha dado certo, o procedimento anterior deve ser repetido com o celular ligado ao cabo de energia;
- Quando, ainda assim, o iPhone não volta a funcionar, é preciso esperar aproximadamente 10 minutos com o aparelho ligado na energia e tentar reiniciá-lo de novo.
Carregamento do iPhone à Força
- Se nenhum dos procedimentos anteriores deu resultado, pode ser que a bateria esteja com algum problema ou tenha se descalibrado sozinha. O iPhone deve ficar carregando por pelo menos 6 horas, embora em alguns casos possa ser necessário até mais tempo, e depois deve ser feito o procedimento de “Hard Reset” novamente.
Restauração do iPhone
- Caso o iPhone ainda assim não tenha voltado a funcionar, é provável que o iOS tenha travado irreversivelmente. Para restaurá-lo, é preciso conectar o iPhone no computador, abrir o iTunes e clicar em restaurar. O programa fará tudo automaticamente.
É importante ressaltar que a restauração apagará todos os dados do iPhone. Por isso, é sempre mais seguro manter um backup atualizado e salvar as fotos e vídeos no computador pelo menos uma vez a cada mês ou dois meses.
Meu iPhone Apagou e Não Aparece No iTunes
- Como o dispositivo estará travado, pode ser que ele não apareça no iTunes. Para conseguir restaurar o iPhone, basta pressionar e segurar os botões Home e Power por 15 a 20 segundos, soltar o Power e manter apenas o Home pressionado. Enquanto isso acontece, conecte o cabo USB ao iPhone e a um computador já com o iTunes aberto. Refaça o processo se não der certo;
- Pode ser que ainda não funcione. Se isso acontecer, conecte o cabo USB ao computador, também com o iTunes aberto, e pressione as teclas Home e Power por 10 segundos. Solte a tecla Power e mantenha apenas o Home por um período de aproximadamente 30 segundos, até que o iTunes o reconheça. Prossiga com a restauração.
Leve o iPhone a Uma Assistência Técnica
Se nenhum desses procedimentos foi capaz de resolver o problema, o aparelho deve ser levado a uma assistência técnica. A Celsite é uma empresa com mais de 16 anos de experiência como assistência técnica e conta com profissionais plenamente capazes de resolver problemas causados quando o iPhone parou de funcionar, com segurança, eficiência e agilidade.